0

FACEBOOK: A ANATOMIA DO POST PERFEITO

Rate this post

A ANATOMIA DO POST PERFEITO

Bem-vindo! Você está prestes a entender as principais estratégias para conseguir criar ótimos posts no Facebook.

Entender cada característica é imprescindível para conseguir montar um post que atinja perfeitamente o seu objetivo, ou seja, encantar seu público-alvo.

Cada tipo de post possui suas particularidades. Uns ficam melhores apenas com texto, enquanto outros não funcionam sem ter imagens.

Vale lembrar que uma escrita correta, pode fazer toda a diferença para conseguir aquele engajamento que você sempre quis em seus posts!

O PODER DAS PALAVRAS

No Facebook, o numero máximo de palavras que você pode escrever é 60.000, use isso a seu favor!

Posts com mais de 80 palavras produzem 2x mais engajamento dos usuários.

USE RECURSOS VISUAIS (IMAGENS)

Posts com imagens produzem 37% mais engajamento do que aqueles com apenas texto.

O motivo é óbvio: Imagens interessantes e bem planejadas enchem os olhos dos usuários.

Prendem a atenção deles por mais tempo e até os motivam a ler o texto que acompanha a imagem.

Fuja de imagens amadoras que parecem SPAM.

Se possível, busque em bancos de imagens especializados (sejam eles pagos ou gratuitos)

• Quais os melhores tipos de imagens para o meu Post?

1 – Use imagens com bastante contraste de cores, que desperte a curiosidade do usuário.

2 – Os tipos de imagens que mais chamam a atenção são: mulheres sorrindo, estilo de vida (aventura, viagens), Imagens engraçadas ou sarcásticas, bem coloridas, crianças, animais de estimação e celebridades.

3 – Escolha uma imagem relevante para o seu produto ou serviço.

4 – Utilize imagens que tenham boa visibilidade mesmo em tamanhos reduzidos.

O usuário quando está rolando pela Timeline passa pelo seu anuncio por um período de mais ou menos 1 segundo, ou seja, sua imagem precisa causar impacto mesmo que pequeno.

INTERAJA APÓS O HORÁRIO COMERCIAL

Posts publicados depois do horário comercial (5PM – 1AM) produzem 11% mais interações do que aqueles publicados durante o horário de trabalho das pessoas (8AM – 5PM) e 29% mais do que aqueles publicados antes do horário comercial (1AM – 8AM).

O motivo é óbvio: A maioria das empresas proíbe o uso da rede social no horário comercial.

TURBO DO FINAL DE SEMANA

Menos de 18% dos posts são publicados nos fins de semana, porém, conteúdos postados no sábado e domingo conseguem um engajamento muito maior.

Posts publicados aos domingos, por exemplo, conseguem 25% mais “Likes”, Compartilhamentos e Comentários do que posts feitos na Quarta-Feira, por exemplo.

ENGAJE A SUA AUDIÊNCIA

Considere dar uma “turbinada” no seu post para conseguir atingir mais pessoas e como resultado produzir mais engajamento. Os “Likes” são a forma mais comum de interação social no Facebook, contabilizando 87% de todas as intera- ções, comparadas à 5% de comentários e 8% de compartilhamentos.

FOQUE-SE NO TEMPO LIVRE

Quinta-Feira é o dia mais popular para se postar (16.82% dos posts), sendo que a hora do almoço (12-1PM) é a hora com o maior fluxo de posts (8.55%). Tente postar quando houver menos concorrência no Feed de Noticias.

A ANATOMIA DO POST PERFEITO

# HASHTAGS

Posts com Hashtags conseguem normalmente 60% mais interações.

Use esse recurso estrategicamente para linkar seus posts a discussões muito maiores e tópicos mais relevantes (Trending Topics).

Utilize hashtags relevantes ao seu público nada de fazer SPAM.

EXCLAMAÇÃO !

Seja positivo!! Posts com ponto de exclamação conseguem 2.7x mais interações do que publicações sem a pontuação.

INTERROGAÇÃO ?

Posts que fazem perguntas para as pessoas conseguem 23% mais engajamento do que o normal.

Tente começar sua publicação fazendo uma pergunta para o seu público-alvo (Faça variações, claro).

Não existe um post de Facebook considerado “Perfeito”.

Existem maneiras de chegar perto disso.

Sempre levando em consideração qual é o objetivo daquela publicação.

Alguns motivos são: capturar e-mails, fazer com que o público-alvo acesse um site, ofertas de produtos e coisas do tipo.

Foque em sempre fazer seu post com um objetivo claro.

Quando você faz as coisas de uma maneira muito confusa, o resultado pode ser muito abaixo do esperado.

A dica principal: Não fique refém de uma estratégia.

Você deve sempre fazer testes e variações porque as pessoas estão sempre mudando e os algorítimos do Facebook também.

Modifique e vá encontrando aquela maneira que melhor te gera resultados.

O POST PERFEITO

A ANATOMIA DO POST PERFEITO

DICAS IMPORTANTES

1 – Use e abuse das palavras: Posts com mais de 80 palavras tem 2x mais engajamento.

2 – Recursos visuais: Posts com imagens produzem 37% mais engajamento.

3 – Horário Livre: Envie posts nos horários e dias livres do seu público-alvo.

4 – Impulsione: Se você tem algo importante para publicar, impulsione.

Assim, você atingirá mais pessoas.

5 – Utilize pontuações a seu favor: posts com pontos de Interrogação, Exclamação e Hashtags aumentam o engajamento e interação.

6 – Escolha bem as Imagens: Dê preferência por imagens de Mulheres Sorrindo, Estilo de Vida (aventura, viagens), Imagens engraçadas ou sarcásticas, bem coloridas, crianças, animais de estimação e celebridades.

7 – Mostre o que você está oferecendo: aproveite esse espaço para colocar um Headline que chame atenção e apresente o que você está oferecendo.

8 – Utilize Call-to-actions: qual é a ação que você quer que seu leitor tome ao ver o anúncio?

Os call-to-actions aumentam sua conversão e ajudam no seu post perfeito.

Raul Domingues Porto Junior

Raul é Analista de Sistemas e Engenheiro Elétrico de formação. Hoje trabalha como consultor de tecnologia e como empreendedor digital. Seu objetivo é levar ao maior número de pessoas o conhecimento e a oportunidade de negócios para que cada pessoa seja auto suficiente e capaz de conquistar seus próprios rendimentos mensais sem depender de ninguém. Vamos juntos?

Deixe uma resposta