0

Dicas para aproveitar as delícias juninas sem culpa

Rate this post

Saiba como fazer escolhas certas para não sabotar a sua dieta nas festas juninas

Pamonha and Curau cart sale - typical food of green corn - tasty and cheap - typical and popular street food

O mês de junho já está aí, e com ele as delícias típicas juninas que marcam as festas de São João. E para muitas pessoas isso significa dificuldade em manter uma alimentação equilibrada e o início do fim do projeto para perda de peso. Mas não se desespere, pois colocar em prática algumas estratégias alimentares pode ajudar a melhorar a saciedade e a gastar o que foi consumido.

A dica de Veruza Sampaio, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), é fazer uma substituição dentro do mesmo grupo de macronutrientes. Por exemplo, ao ingerir o milho e seus derivados, o ideal é que outros carboidratos, como pão, arroz e macarrão, sejam evitados ao longo do dia.

Ela também comenta que é possível manter a composição corporal “para aproveitar o efeito térmico das danças típicas e aumentar o gasto calórico, fazendo escolhas certas de ingredientes na hora de preparar os quitutes juninos”.

Vale lembrar que a maioria das comidas típicas é muito saudável, mas é preciso ter atenção à quantidade e a forma de preparo.

A especialista comenta que o amendoim e a pipoca são os alimentos mais saudáveis da lista de guloseimas – em função da boa oferta de fibras, de proteínas e de gorduras boas, em associação a vitaminas, minerais e antioxidantes, como a luteína da pipoca e o resveratrol da casca do amendoim.

Para ela, a melhor maneira de preparar receitas mais saudáveis é usar ingredientes de boa procedência (em geral são perecíveis), optar por gorduras mais saudáveis como a ghee ou o óleo de coco, buscar carboidratos de menor índice glicêmico e mais ricos em fibras, enriquecer com fontes proteicas de melhor valor biológico e prefira menores quantidades de sal, açúcar, ingredientes desnatados ou lights.

Veja abaixo a tabela de indicações e observações de cada delícia e aproveite com moderação.

 

ALIMENTO  OBSERVAÇÕES
Pastel Dependendo do recheio, pode somar de 100 a 500 kcal. O ideal é evitar os fritos em óleo dando lugar aos assados, dar preferência pelas massas de farinhas integrais e escolher um recheio de fonte proteica para equilibrar o carboidrato da massa e gerar, assim, mais saciedade. Prefira sardinha, atum, salmão, peito de frango ou recheios vegetais ricos em proteína.
Pipoca É um alimento relativamente de baixa caloria. Uma xícara (chá) de pipoca pronta não ultrapassa 50 kcal. É rica em fibras, carboidrato, tendo ainda um pouco de proteína. É um alimento minimamente processado (sem aditivos químicos), baixo teor de sódio, fácil de preparar, barato e gostoso.
Milho; Pamonha; Canjica; Uma espiga de milho cozida tem em média 130 kcal. É um alimento fonte essencialmente de carboidrato, mas mantém também uma boa oferta de fibras e um pouco de proteína. Os derivados como pamonha, canjica e curau precisam ser ingeridos com certa moderação. Visto que uma xícara (chá) de canjica tem em média 180 kcal e uma pamonha pode ter entre 250 a 300 kcal, dependendo dos ingredientes utilizados em seu preparo. Já o curau, varia em suas versões light ou integral entre 78 a 215 kcal, em uma porção de 100g.
Amendoim; Paçoca; Pé de Moleque 100g de amendoim cru tem 544 kcal em função do seu elevado teor de gordura (43,9g). Para compensar é uma boa fonte vegetal de proteína e de fibras, restando ainda carboidratos. Além de possuir vitaminas, minerais como magnésio, manganês, potássio e cobre, recebe o apelido de alimento afrodisíaco por ter zinco em sua composição, um mineral importante para ação da testosterona, além do fósforo e vitaminas do complexo B, importantes para a energia. A paçoca de amendoim pode ter entre 80 a 125 kcal por unidade e o pé de moleque pequeno tem 88 kcal por unidade. O segredo para tudo que contém amendoim está na moderação.
Pinhão Em 100g de pinhão cozido (média de 16 unidades), temos 174 kcal. Ao contrário do amendoim, esse alimento é essencialmente fonte de carboidrato e fibras. Ingerir com moderação é uma boa dica.
Arroz Doce Uma colher (sopa) tem em média 40 kcal a 50 kcal. Controlar a ingestão e a forma de preparar faz toda a diferença. Usar o leite desnatado e a menor quantidade de açúcar faz sentido para quem não deseja ganhar peso.

Fontes: tabela TACO (4ª edição/2011) e guia de calorias de A a Z (José Danon).

Já Existe hoje no mercado, programas de emagrecimento criados por profissionais do fitness, pilates e educação física, que permitem que Você consiga manter ou mesmo perder o peso se alimentando normalmente, sem sacrifícios, sem remédios perigosos, sem ficar contando calorias exigidos nas dietas ou regimes intermináveis.

Um dos únicos existentes no Brasil é o Programa de Emagrecimento hiit Desafio Vip 60 dias da Cris Senna, que funciona mesmo e vale a penas Você conhecer pois é a forma mais saudável de se perder peso com exercícios nos dias de hoje.

O Desafio Vip 60 é um programa 100% online, são compostos por vídeo aulas de exercícios combinados de alta intensidade com pouca duração (hiit) e que com apenas 15 minutos em média por dia já são suficientes para que Você consiga perder até 12 kilos em 60 dias, sem precisar perder horas e horas em academias e do conforto da sua casa ! Sim, Você pode ver e rever as aulas que quiser na hora em que quiser e quantas vezes desejar!

Economize Tempo e Dinheiro ! Tenha mais Qualidade de Vida, Aumente sua Auto Estima, tenha Disposição e Muita Saúde!

Você será outra Mulher!

CLIQUE AQUI AGORA PARA SABER MAIS SOBRE O DESAFIO VIP 60 >>

 

 

Raul Domingues Porto Junior

Raul é Analista de Sistemas e Engenheiro Elétrico de formação. Hoje trabalha como consultor de tecnologia e como empreendedor digital. Seu objetivo é levar ao maior número de pessoas o conhecimento e a oportunidade de negócios para que cada pessoa seja auto suficiente e capaz de conquistar seus próprios rendimentos mensais sem depender de ninguém. Vamos juntos?

Deixe uma resposta