0

Como fazer uma mesa de madeira

Rate this post

Aprenda a fazer você mesmo os seus móveis
Uma mesa de madeira é um móvel bastante útil em nossa casa, pode servir de mesa de jantar, mesa de escritório, mesinha de cabeceira, mesa de centro para a nossa sala de estar, entre outras muitas outras utilidades que lhe pode dar.

Fazer Você mesmo o seu móvel como uma mesa de madeira é bastante simples, mesmo que não tenha nenhum conhecimento de marcenaria.

Em seguida, em QueTudo.com.br vamos te mostrar os passos corretos para fazer uma mesa de madeira.

 

 

 

 

Instruções


    1. A primeira coisa a fazer é pegar numa folha, lápis e régua e fazer o desenho de sua mesa. Dependendo da utilidade que dará à sua mesa, as dimensões serão diferentes. Uma mesa de jantar não terá as mesmas dimensões de uma mesinha de cabeceira, por exemplo. Desenhe a mesa com as dimensões e o formato, se mais retangular ou quadrada, pretendido. Lembre-se de ter em conta, as dimensões do local onde pretende colocar a mesa de madeira.
    2. De seguida, deverá comprar a madeira tendo em conta as dimensões que determinou no passo anterior. Deve comprar sempre um pouco mais, para o caso de precisar. Existem vários tipos de madeira, mas se não tem muita prática neste tipo de trabalhos deve escolher uma madeira mais macia como pinus ou pinho.Aprenda a fazer seus próprios móveis
    3. Agora deverá começar por construir o tampo da mesa. Para o fazer, poderá utilizar pranchas ou uma única tábua de madeira. As pranchas são tábuas com encaixe macho-fêmea e normalmente, são uma opção mais barata do que uma tábua de madeira.
    4. Em seguida, Você deverá fazer a base do tampo da mesa. Esta base é um quadro de madeira que se fixa ao tampo, para ajudar a fixar os pés da mesa, evitando que se mexam de um lado para o outro. Para fazer a base, deverá virar o tampo e desenhar um quadro, medindo alguns centímetros a partir da borda do tampo.Lembre-se que a largura, dependerá das dimensões da sua mesa. Depois, deverá cortar 4 pedaços de madeira, 2 pedaços com as medidas das laterais e outros 2 com as medidas frontais. Para fixar estas peças de madeira pode optar por as colar ao tampo ou aparafusar.
    5. Corte os quatro pés da mesa na medida pretendida. Para se certificar que os pés ficam todos do mesmo tamanho, pode juntar os 4 pedaços de madeira e segurá-los com grampos e depois cortar.
    6. Para prender os pés à mesa, deve colocar a mesa com o tampo virado para baixo. Coloque o primeiro pé num canto da base da mesa, com as laterais encostadas no quadro da base. Para fixar o pé à mesa, aplique cola no topo do pé e nas laterais da base da mesa onde o pé vai encaixar.Faça o mesmo procedimento com os restantes pés e colocar um grampo em cada pé até a cola secar. Também pode optar por fixar os pés usando parafusos de fixação, passando pela parte de cima do tampo da mesa. No entanto, esta opção não lhe dará um bom acabamento.
    7. Espere algumas horas até a cola estar totalmente seca e vire a sua mesa ao contrário. Lixe a sua mesa, para eliminar qualquer irregularidade que possa ter.
    8. Por fim, se pretender pode aplicar algum tratamento de madeira, como verniz para dar algum brilho à sua mesa.
    9. Outra opção muito simples para fazer uma mesa de madeira é reutilizando paletes. Com um pouco de imaginação podemos fazer facilmente uma mesa com paletes.
    10. Se deseja ler mais artigos parecidos a como fazer uma mesa de madeira, recomendamos que entre na nossa categoria de Fazer os seus próprios móveis.

 

 

Necessita

 


Folha, lápis e régua.

Madeira.

Lixa.

Serra.

Cola para madeira.

Pincel.

Grampos.

Parafusos.

Berbequim.

 

 

Conselhos


  • Se não tem muita prática de serralharia, a sua primeira mesa pode ser uma mesa de três pés. O fato de fazer a mesa com três pés reduzirá significativamente o risco de ter uma mesa mal balanceada ou “coxa”.

 

Tenha os móveis que sempre sonhou em sua casa, móveis lindos e planejados de acordo com sua necessidade, sem depender de marcenarias ou lojas, economize até 70% e você ainda tem a possibilidade ter uma renda extra. Meu amigo Marcelo Cintra é marceneiro com mais de 20 anos de experiência e gravou uma série de vídeos gratuitos, onde ele mostra uma técnica pouco divulgada que permite você economizar uma fortuna em móveis, que os donos de loja e marceneiros guardam a 7 chaves.

>> Clique aqui e acesse agora o site oficial do Faça Você Mesmo Seus Próprios Móveis <<

 

 

Raul Domingues Porto Junior

Raul é Analista de Sistemas e Engenheiro Elétrico de formação. Hoje trabalha como consultor de tecnologia e como empreendedor digital. Seu objetivo é levar ao maior número de pessoas o conhecimento e a oportunidade de negócios para que cada pessoa seja auto suficiente e capaz de conquistar seus próprios rendimentos mensais sem depender de ninguém. Vamos juntos?

Deixe uma resposta