Como Aumentar Testosterona Naturalmente

A testosterona é um hormônio esteroide responsável pelo ganho de massa muscular, diminuição da gordura corporal e estimulante do metabolismo. Ela é produzida naturalmente pelo nosso organismo. Continue lendo o artigo para Você saber tudo sobre Como Aumentar a Testosterona Naturalmente!

Como Aumentar Testosterona

Esse hormônio é um dos mais importantes para o sexo masculino.

Assim como os próprios hormônios femininos, suas mudanças e efeitos nas mulheres são extremamente conhecidos, especialmente na famosa época da TPM (Tensão Pré-Menstrual). Em homens, o nível de testosterona tem suas alterações e causam alterações físicas e psicológicas.

Existem alguma maneira de aumentar a testosterona de forma natural?

Qual a importância da testosterona em homens?

Sendo um dos principais hormônios para os homens, a testosterona, além do auxílio no ganho de massa muscular, aumento do metabolismo e consequentemente a perda da gordura corporal, possui outras e diversas funções no organismo, entre elas:

  • Controla o desenvolvimento das características sexuais masculinas;
  • Controla os desempenhos de reprodução do corpo (libido, ereção e o próprio desenvolvimento e maturidade do espermatozoide);
  • Produz proteínas.

Além disso, a testosterona afeta a produção de células do sangue na medula óssea, assim como a formação de ossos, o próprio metabolismo de carboidratos e lipídios, crescimento da próstata e impacta a função hepática.

Um comentário interessante é que estudos apontaram que a testosterona estimula, manifesta e desenvolve a agressividade.

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Deficiência de testosterona

É natural, assim como o estrogênio para as mulheres, que a testosterona tenha seus níveis alterados para menos conforme o passar da idade. É apontado que os níveis no sangue nos homens caem cerca de 1% ao ano, a partir dos 40 anos.

Todos os Exames de rotina a partir dessa idade deveriam já incluir a análise deste hormônio, mas nem sempre é assim. Porém existem casos de homens que sofrem com a redução na taxa de testosterona bem mais cedo que o normal e esperado. E essa queda resulta em sintomas e mudanças corporais e mentais.

Por mais que o fator mais comentado seja a questão da idade, a queda da testosterona no organismo masculino pode acontecer por outros fatores:

  • Infecção pelo HIV;
  • Estresse;
  • Doenças que debilitam o indivíduo;
  • Obesidade grau 3; e
  • Efeitos colaterais de medicamentos – aqui o exemplo vai para os derivados da cortisona.

Ou seja, a própria saúde geral do corpo influencia na queda dos níveis de testosterona.

Sintomas da diminuição do nível de testosterona

Alguns sinais mostram quando há alterações na taxa de testosterona no organismo.

Os nove mais visíveis são:

  1. – Problemas para dormir: muita agitação e até insônia;
  2. – Baixo crescimento nos pelos: incluem os pelos pubianos, faciais, e dos braços e pernas;
  3. – Aumento da gordura corporal;
  4. – Perda de massa óssea: pode ocorrer osteoporose nesse caso;
  5. – Diminuição da criação de massa muscular;
  6. – Baixo interesse sexual: até a perda da potência sexual;
  7. – Muito cansaço;
  8. – Dificuldade em concentrar-se e confusão mental; e
  9. – Alterações no humor.

Como aumentar testosterona naturalmente?

Algumas pessoas começam a usar suplementos para aplacar a queda da testosterona, porém existem alimentos e algumas outras dicas simples para aumentar de forma natural e que pode garantir a saúde do corpo integralmente:

  • Alimentos: na alimentação, escolha consumir os seguintes elementos que estão comprovados no auxílio ao aumento da produção da testosterona:
    • – Feijão;
    • – Carnes magras;
    • – Gorduras saudáveis: azeite de oliva, linhaça, castanhas nozes, amêndoas e azeitonas;
    • – Frutas: maçã, banana, laranja, maracujá, limão, morango e acerola;
    • – Ovos;
    • – Legumes e verduras: tomate, couve, brócolis, repolho, abóbora e pimentão;

Como Aumentar a Testosterona naturalmente com vitamina D

Outros fatores que estão envolvidos são:

  • Sol: relevante para o aumento da testosterona, a exposição ao sol também garante uma boa absorção de vitamina D;
  • Peso: o recomendado é manter um peso adequado;
  • Estresse;
  • Dormir bem e com quantidade suficiente;
  • Fuja do sedentarismo – pratique exercícios físicos;
  • Reduzir a cafeína: a cafeína aumenta o cortisol e dificulta a produção da testosterona;
  • Evite beber em excesso e fumar: são dois inimigos para a saúde e para o hormônio;
  • Atividade sexual: com frequência ajuda a aumentar os níveis de testosterona.

Por mais que até mesmo a genética impacte e determine os níveis de testosterona, é importante saber que há alternativas e escolhas para tanto levar uma vida mais saudável como também aumentar a testosterona de forma natural. Não só importante para o lado sexual masculino, possuir taxa adequada desse hormônio afeta positivamente a mente e o corpo.

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Raul Porto
Ceo Blog Mudar de Vida