0

A Língua Presa é um problema que tem Solução!

Rate this post

Especialista aponta as complicações do quadro das pessoas que nascem com a língua presa e os tratamentos que são os mais adequados para tratar e soluciona o problema.

Como solucionar o problema de língua solta

Não é só o Cebolinha da Turma da Mônica que ao invés de dizer “que engraçado”, diz “que englaçado”, ou então “amaglelo” ao invés de “amarelo”. A língua presa é um problema que afeta uma em cada cinco crianças, segundo estimativas dos especialistas. Causada pelo encurtamento do freio lingual – membrana que fica embaixo da língua –, o problema pode ter origem congênita, ser causada por uso de chupetas, mamadeiras ou hábito de chupar o dedo.

E mais do que ter dificuldade para pronunciar fonemas, o distúrbio pode atrapalhar o processo de amamentação, comprometer a mastigação e, até, a socialização, na fase escolar. “A mãe deve ficar atenta a problemas de sucção e amamentação, e, depois, na fala. Também deve observar quando a membrana está muito próxima da ponta da língua – que pode aparecer bifurcada ou em forma de coração. Esses sinais podem indicar língua presa”, explica Thaís Palazzi, fonoaudióloga do Hospital CEMA, de São Paulo (SP).

Desde 2014, hospitais e maternidades são obrigados a fazer o Teste da Linguinha, que serve justamente para verificar a ocorrência do problema. No entanto, é sempre bom observar a criança, principalmente quando ela começa a falar, para avaliar se é necessário iniciar um tratamento com intervenção cirúrgica ou exercícios fonoaudiológicos.

“A avaliação deve ser sempre feita pelo médico, pois a forma de tratamento vai depender do comprometimento na deglutição e fala”, detalha a fonoaudióloga. Outra dica importante: a criança que trocar muito as letras ou tiver dificuldade para falar certas palavras deve ser encaminhada para um especialista, caso contrário ela vai se acostumar a falar dessa forma e depois, na vida adulta, dificilmente conseguirá corrigir o problema de modo completo.

Como em outros casos, a correção do problema na infância é sempre mais efetiva.

 

Raul Domingues Porto Junior

Raul é Analista de Sistemas e Engenheiro Elétrico de formação. Hoje trabalha como consultor de tecnologia e como empreendedor digital. Seu objetivo é levar ao maior número de pessoas o conhecimento e a oportunidade de negócios para que cada pessoa seja auto suficiente e capaz de conquistar seus próprios rendimentos mensais sem depender de ninguém. Vamos juntos?

Deixe uma resposta